História

Os canários

O Charneca da Caparica Futebol Clube é um clube filiado na Associação de Futebol de Setúbal. Estamos na freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda, Concelho de Almada.

Foi fundado a 1 de janeiro de 1988, como Grupo Desportivo Os Canários do Casal, resultado de conversas de café entre um grupo de pessoas habituais e permanentes do Casal do Poço.

Bandeira do clube

A título de curiosidade, o nome “Os Canários” foi escolhido por influência do Brasil. Os fundadores queriam camisolas amarelas (como o Brasil) e, como os canários são de predominância amarela, assim ficou o nome.

Modalidade: Futebol

Desde a primeira hora que o esforço foi focado no Futebol e, até hoje, a modalidade prevaleceu, contando atualmente com aproximadamente 350 atletas entre os 5 e 18 anos de idade.

Até ao campo de jogos

De início, finais dos anos oitenta e ainda sem Campo de Jogos, o Charneca de Caparica Futebol Clube jogava no Campo Terras da Costa e participava nos Campeonatos do Inatel.

O primeiro Presidente do clube, Arnaldo Manuel Cotovio Geadas, foi quem comprou os primeiros equipamentos e apetrechos necessários para a prática da modalidade, com o apoio de um grupo de pessoas da freguesia. Depois, foi eleito como segundo Presidente José Albino Dionísio Da Silva, que dirigiu o Clube durante dez meses. Em março de 1991, foi eleito o terceiro Presidente, António Alberto Da Costa Luís (Tony o Fragata) e iniciada a filiação na AFS/Associação de Futebol de Setúbal.

Começaram nesta altura os acordos com a Câmara Municipal de Almada e em 1992, com o apoio de Henrique Carreiras, Manuel Couto e o então Presidente da Junta da Freguesia da Charneca, António Anastácio, o Charneca de Caparica Futebol Clube teve o seu Campo do Cassapo, com melhorias sucessivas nos anos seguintes.

Entre 2001 e 2009 o Charneca de Caparica Futebol Clube foi Presidido por António Pereira. E os melhoramentos e a evolução do Clube nunca mais pararam…“Não há nenhum presidente… como eu!”

“Não há nenhum presidente… como eu!”

José Manuel Santos

Esta afirmação é de José Manuel Santos, o Presidente do Futuro, Presidente do Charneca de Caparica Futebol Clube desde o biénio 2009/2011.

E, na verdade, a recente história do CCFC, é repleta de sucessos e entusiasmo.

Graças a um esforço de credibilidade e transparência, reuniu cada vez mais apoios, nomeadamente da Freguesia e da Autarquia.

Finalmente o relvado sintético

E… assim se deu a requalificação do campo pelado do Cassapo, que passou a ter um relvado sintético em 2012. Um ano depois, foi construída a bancada de betão para sócios.

Relvado sintético do campo do charneca futebol clube