Agora que nos aproximamos do final da época desportiva, que o presidente, José Manuel Santos, foi re-eleito para continuar ao leme dos destinos do CHarneca de Caparica Futebol Clube e no próximo dia 17 de junho teremos a 10ª Gala Trinar dos Canários, momento amplamente aguardado pela familia do CCFC, é o momento atual para fazermos o balanço e perspectivar o futuro próximo do nosso clube.
Com o encerrar da época desportiva, qual o balanço que faz? Qual ou quais os objetivos definidos no início da época que foram e não foram conseguidos?
Esta foi das melhores épocas desportivas de sempre, aliás temos evoluído de ano para ano em todos os escalões, hoje o CCFC é um clube respeitado e apetecível para qualquer atleta, onde impera o rigor, o compromisso e o respeito por todos, é isso que nos torna diferentes, queremos ganhar como é óbvio, mas não vale tudo. Os objetivos definidos no início da época passavam por conseguirmos superar os resultados da época anterior e se possível colocar uma equipa no Campeonato Nacional, estivemos perto, mas alguns condicionalismos não nos permitiram, como por exemplo a falta de outro campo de treinos. Mas todos nós, dirigentes, jogadores e técnicos, terminamos com a convicção de dever cumprido!
Com mais uma excelente época da equipa sénior, com a final da taça dos sub-22, com os juniores A a lutarem até à última jornada para alcançarem a tão almejada subida a um campeonato nacional, com as várias equipas dos escalões de formação a terem muitos boas participações nas suas competições e com o Charneca como o clube, da Associação de Setúbal, com mais atletas masculinos, o que espera atingir nos próximos anos?
A equipa sénior fez sem dúvida um bom campeonato, mas podíamos ter feito melhor, com muitas lesões e algumas ausências limitaram a equipa, principalmente na parte final, ficamos em 10º um pouco aquém das nossas expetativas, pois sabemos a qualidade dos jogadores, e também por “culpa” dos adversários.
Sub-22 uma equipa com algumas limitações e quase toda nova depois da “debandada” da época passada, mesmo assim ficamos no 3º lugar e fomos finalistas da taça, penso que este escalão é extremamente importante para os clubes, dar continuidade aos juniores e dar minutos a jogadores da equipa principal menos utilizados, sendo um campeonato pouco competitivo derivado á pouca aderência dos clubes, pois se não houver mais equipas a competir, dificilmente iremos participar na próxima época.
Juniores foi outra equipa que nos deu muitas alegrias no decorrer da época onde não fomos felizes no último jogo por, eu sei que a sorte dá trabalho, mas trabalhamos e não tivemos sorte, tínhamos muitos atletas de 1º ano, mas excelentes.
Juvenis, outra excelente campanha, com excelentes executantes, batemo-nos de igual para igual com todos os adversários, andamos quase sempre nos lugares cimeiros, ficámos no pódio, um honroso 3º lugar.
Iniciados, começamos mal o campeonato por falta de algum entrosamento dos atletas, mas conseguimos o objetivo, ficamos em 10º lugar.
Equipas B´s, temos como objetivo preparar estes atletas para que na época seguinte serem incorporados nas equipas principais, mas sempre com a ambição de formar e vencer.
Equipas de formação, as nossas equipas de formação tiveram no decorrer da época uma grande evolução, dai os resultados positivos, mesmo com as limitações que temos na falta de espaço para treinos mais dignos.
Algum dia veremos o #CCFC com futebol feminino? Se sim o que falta?
O CCFC tem o objetivo de criar uma escola de formação de futebol feminino, mas para isso temos de conseguir outro campo de treinos, estamos convictos que já não falta muito, vamos aguardar, a esperança é a última a morrer.
Agora que foi reeleito para mais um mandato à frente dos destinos do Charneca de Caparica Futebol Clube, e sendo o mesmo reconhecido como um clube estável, o que espera atingir no plano não desportivo?
No plano não desportivo só pretendo as infraestruturas condizentes com a nossa realidade e assim melhorámos a nossa performance, e exercermos a nossa atividade com mais dignidade, gostaria também que os adeptos e sócios estivessem mais presentes na vida do clube.
No plano desportivo, o CCFC tem como objetivo, num curto espaço de tempo colocar uma equipa de formação no campeonato nacional, ambicionamos ter a melhor formação, porque formar não é só ganhar.
O #ccfc de 2022/2023 em números
Neste momento o CCFC tem 450 atletas no Cassapo, mais 80 no outro polo de treinos. Temos mais de 20 equipas entre veteranos e petizes. Participámos em mais de quatro centenas de jogos, entre oficiais e particulares. Por fim há ainda a destacar o reconhecimento do #ccfc como Entidade Formadora 3 estrelas e a renovação da Bandeira da Ética, distinções que muito nos enchem de orgulho.
Fonte: CCFC, 09/06/2023